Caminha meu irmão… Caminha!

Picture of Alexandre Carvalho
Alexandre Carvalho
Casado com Magna Carvalho, pai de três lindos filhos: Yan, João Pedro e Ana Clara. Militar da Marinha do Brasil. Bacharel em História e Administração, ambos na UFF. Alexandre Carvalho é Diácono Permanente na Arquidiocese de Niterói.
Caminha

Caminha meu irmão!

Vivemos a fé ou apenas repetimos atos de religiosidade? Isso me inquieta e talvez a você também… quem nunca se fez tal pergunta?

O catolicismo real é religião que vai além de decorar alguns versículos, de conhecer o Catecismo, de “assistir” missa, de fazer jejum em dias preestabelecidos e, de vez em quando, confessar.

Viver a fé é mais do que, por vezes, nos pegamos vivenciando. Como a preocupação excessiva com o que fazemos pelos irmãos ou pelo serviço a Igreja.

Somos convidados pelo Pai a viver uma relação de confidencialidade, de profunda intimidade, de obediência e, acima de tudo, de verdadeiro amor, desinteressado e comprometido. Somos um povo que caminha, tropeça, se arrepende, se ergue com auxílio da Graça e recomeça.

Mais importante do que as múltiplas tarefas que desempenhamos na Igreja é o quanto estamos abertos ao agir de Deus em nós.

Não somos meros estudantes da fé como empenhados alunos em uma escola, dissecando a vida de Jesus Cristo, como um personagem do passado, mas sim como um Deus vivo e transformador.

Por todas essas considerações, convido você agora a tirar uns minutos do seu dia e conversar, com o coração aberto, buscar essa metanoia em Cristo.

Valorize o silêncio, busque intimidade com a Palavra de Deus, confesse vossos pecados, volte a caminhar.

A Cruz é o caminho, abrace-a, peça ao Espírito Santo a Graça da perseverança e fortaleza.

Caminhe rumo ao Céu. Busque com todas as suas forças. O Céu é dos violentos (Mateus 11, 12). Gaste seu tempo com que importa, pois muito vale o que muito custa.

Uma prova de que Deus esteja conosco não é o fato de que não venhamos a cair, mas que nos levantamos depois de cada queda.

De pé como Maria Santíssima, que mesmo com a incomensurável dor, ao pé da Cruz, não desistiu, pelo contrário, humildemente manteve-se fiel, amorosa e serva.

Chegando ao final do artigo, fica o convite para que você leia e deixe os seus comentários em outros artigos publicados aqui no Blog Devotos de Maria, pois assim, além de nos dar o seu feedback, você incentiva, a mim e aos outros autores, a publicar novos conteúdos. Fica também o convite, caso você ainda não o tenha feito, para que você inscreva-se no nosso canal no YouTube e assine nossa newsletter, a fim de receber notificações automáticas da publicação de novos artigos, áudios ou vídeos.

Até o próximo post!

Ouça o áudio do artigo

16 respostas

  1. Belíssima reflexão irmão. De fato devemos focar no essencial. Caminhar exige de cada um deixar os excessos pelo caminho para não correr o risco de parar diante da porta estreita.

  2. Realmente a reflexão é belíssima! Precisamos realmente seguir os passos de Cristo. Viver o silêncio de Maria em cada segundo do nosso dia não é fácil porque precisamos calar a nós mesmos. Aprender a controlar nossos impulsos, que é a arma usada pelo inimigo de Deus para nos paralisar. Quando agimos impulsivamente só caímos na armadilha do inimigo. É realmente hora de viver como JESUS nos ensinou.

  3. A luz da oração que adentra a nossa alma.
    Por vezes é muito difícil mantermos de pé em meio a dor, mas que Nossa Senhora seja nossa exemplo de confiança, e tudo crer.
    Bela reflexão.

  4. Bela reflexão!
    Que sejamos capazes de parar a todo momento para sentir o acolhimento de Jesus e o colo de Maria, nos dando a calma do coração para sermos melhores e merecermos estar neste acolhimento e neste colo.
    Com Jesus e Maria passando a frente, nos fortalecendo na Fé e nos guiando sempre 🙌

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *