Os Sacramentos

Alexandre Carvalho
Alexandre Carvalho
Casado com Magna Carvalho, pai de três lindos filhos: Yan, João Pedro e Ana Clara. Militar da Marinha do Brasil. Bacharel em História e Administração, ambos na UFF. Alexandre Carvalho é Diácono Permanente na Arquidiocese de Niterói.
capaPost-Sacramentos-min

Os sacramentos são os meios pelos quais podemos nos aproximar da vida em comunhão com Deus.

Os sacramentos revelam em nós a comunhão com Deus por meio de Jesus Cristo e pela ação do Espírito Santo, bem como nossa relação íntima com a Igreja por meio da doutrina dos apóstolos.

Papa Paulo VI, na Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium, ensina-nos que os sacramentos “não só supõem a fé, mas também a alimentam, fortificam e exprimem por meio de palavras e coisas, razão pela qual se chamam sacramentos da fé”.

Como sinais e meios de fortalecimento da fé, foram instituídos por Jesus Cristo e confiados à Igreja, sendo: o batismo, a confirmação, a Eucaristia, a penitência, a unção dos doentes, a ordem e o matrimônio, contando cada um com suas particularidades, que brevemente serão citadas.

São os sacramentos os meios pelos quais podemos nos aproximar da vida em comunhão com Deus, em comunidade na Igreja e em busca da santidade. Não se tratam de ritos a serem cumpridos de forma superficial, por caráter social ou exigência familiar, mas devemos observar que: “Na celebração dos sacramentos, a Igreja transmite a sua memória, particularmente com a profissão de fé. Nesta, não se trata tanto de prestar assentimento a um conjunto de verdades abstratas, como sobretudo fazer a vida toda entrar na comunhão plena com o Deus Vivo”, é o que nos ensina o Papa Francisco em sua Carta Encíclica Lumen Fidei.

Como Cristo foi enviado pelo Pai e também Ele enviou os apóstolos, sejamos nós todos enviados ao testemunho da fé, cheios do Espírito Santo e dotados de uma vida sacramentada.

Os sacramentos podem ser classificados da seguinte forma:

1) Sacramentos da Iniciação Cristã:

  • Batismo
  • Confirmação/Crisma
  • Eucaristia

2) Sacramentos de Cura:

  • Penitência ou Confissão
  • Unção dos Enfermos

3) Sacramentos de Serviço:

  • Matrimônio
  • Ordem

Na ordem em que foram classificados, os sacramentos serão apresentados e detalhados individualmente.

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *